Um dos serviços mais essenciais de nossa Santa Casa, a alimentação, é tratada com total dedicação pelos 26 colaboradores que fazem parte da equipe da cozinha industrial.
De acordo com a nutricionista Kelly Cristina Merli, especialista em nutrição clínica, a reforma da cozinha, concluída no ano passado, contribuiu muito para o preparo das 800 refeições diárias, principalmente no tocante aos equipamentos, que em sua maioria são industriais.
A nutricionista é responsável pelo preparo de todos os cardápios específicos dos pacientes e também cuida da dieta dos colaboradores do hospital, já que muitos deles fazem suas refeições no refeitório.
“O cardápio dos pacientes é composto por cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Tudo é preparado conforme os mais rígidos padrões de higiene, inclusive os alimentos e talheres são embalados para evitar qualquer tipo de contaminação”, observou Kelly.
Para os colaboradores é servido o café da manhã, o almoço e a ceia, ao custo simbólico de R$ 1,00 cada refeição. “Todo o cardápio, tanto dos pacientes, quanto dos colaboradores, é preparado à base de alimentos balanceados, o que inclui frutas, verduras, legumes e carnes”, informou a nutricionista.
A cozinha da Santa Casa ainda fornece refeições para o serviço de Hemodiálise, Quimioterapia, Pronto Socorro e Banco de Sangue.
E a equipe de colaboradoras são as grandes responsáveis pelo bom funcionamento da cozinha. Elas são atenciosas com o cardápio de cada paciente, dedicadas no preparo dos alimentos e cuidadosas para servir os mesmos, principalmente no refeitório. Por isso, nossa homenagem a elas, que nunca deixam ninguém de ‘barriga vazia’!